sexta-feira, 8 de outubro de 2010

As bombas de gasolina da doca

Caros,

Encontrei estas fotos antigas e observei uma coisa curiosa. Existiam 3 bombas de gasolina na doca de Faro, uma da Sacor, junto ao passeio da doca, seguida de outra da Shell. Na rotunda  ao lado do obelisco, onde se encontrava um poste de iluminação e um canteiro, existia ainda uma outra bomba de gasolina, mas não consigo perceber qual é a marca... O sinal publicitário está visível e as bombas são laranjas, que marca seria?
Se alguém souber, pode comentar e dizer qual é!!! ;)

Outro pormenor interessante da foto é o autocarro. Antes do 25 de Abril, os transportes urbanos em Faro eram garantidos por uma empresa denominada TUCF (Transportes Urbanos da Cidade de Faro) eventualmente subsidiária da EVA (alguém pode confirmar isto?). Quando da nacionalização das empresas de transportes, teria sido integrada na RN.

Os autocarros eram laranjinhas, como os da CARRIS de Lisboa. Ainda me lembro, ainda a pouco tempo, ver paragens de autocarros do tempo da TUCF. Estas paragens eram caracterizadas por uma chapa pintada de laranja, a palavra Paragem em caracteres grandes ocupava o meio superior e depois o meio inferior é ocupado por um logotipo que consiste em 4 quadrados pretos (2 em baixo 2 em cima) a fazer a forma de um quadrado maior com as letras T U C F dentro de cada um deles, o T e o U em cima e o do C e do F em baixo. Ainda existem algumas destas em Faro, quando encontrar uma tiro uma foto.

Cumprimentos cordiais 

Luis Passos


2 comentários: