segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O novo muro de Berlim na Praia de Faro


Caros,

Segundo o blog O palrador esta é a proposta que o atelier "RUA" elaborou e que foi recebeu o 3º Prémio no concurso lançado pelo PS.

Este projecto do atelier "RUA" consistia na requalificação e ordenamento da frente de mar da Praia de Faro divide-se em três fases progressivas.

Numa primeira fase previa-se intervir, de forma cirúrgica, nos pontos críticos existentes, requalificando a circulação e criando um elemento longitudinal que estrutura e equipa a Praia (muro habitado). Este muro é o elemento que interliga as três fases. Na primeira fase o muro torna-se num corpo que estrutura o espaço público, contendo todas as infra-estruturas necessárias.

A intervenção da primeira fase transforma a imagem caótica e desordenada da Praia numa imagem unificada e apelativa e promove a redução da sobrecarga exercida através do condicionamento da circulação automóvel. 
A segunda fase do processo consiste na demolição dos edifícios actualmente existentes na Ilha, mantendo-se os espaços públicos. 
A terceira fase do processo completa a renaturalização, resistindo o eixo longitudinal criado na primeira fase que agora, engolido pela duna, apenas oferece um percurso de superfície em toda a extensão da Praia, ligando os vários acessos e apoios balneares/pesca construídos de forma sustentável e não perturbadora do ecossistema.

As duas últimas fases pretendiam constituir um alerta para a necessidade de pensar hoje a Ilha de Faro numa perspectiva futura. Pretendia-se devolver a duna à natureza, criando as condições para o uso humano de forma a não prejudicar o seu funcionamento como duna e “ilha-barreira”.
 Este projecto foi apenas um case-study... não foi nem será colocado em prática.

Penso que Macário segundo disse nas suas declarações quer desviar o caminho mais para norte de modo a afasta-lo da duna primária.  Mas a zona da depressão já e por si só limitada pelas actuais construções, não sendo possível desviar o caminho.

Estará o Eng. Macário Correia a pensar fazer uma nova estrada nas traseiras das casas do lado da ria? Não me parece exequível e as marés se encarregariam de o destruir. 

Outra solução seria reduzir eliminar o parque de estacionamento de um dos lados, para mover a estrada para junto de um dos passeios e construir do outro lado, junto ao eixo da actual estrada um "Muro de Berlim" para conter as areias.

Sinceramente... só ideias completamente doidas!!! E não sei quem são os engenheiros que honram a sua ordem e o seu código deontológico que embarcam nestes delírios. Não é execuível. Ponto!!!

Só havia uma solução! Era acabar com a estrada na ilha, e colocar uma passadeira de madeira tal como a que já existe até a barrinha em que só fosse possível transitar a pé, de bicicleta ou de mota! A areia assim já podia circular de um lado para o outro sem problema.

Claro... e demolir todas as construções, indemnizando, obviamente, quem tivesse as casas legais.
Construir casas em madeira como as da Rusticasa para alojar os pescadores 

Assim podia ser que ria formosa durasse mais tempo!!!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário