sábado, 9 de outubro de 2010

Problemas de Urbanismo em Faro



A cidade de Faro cresceu muitíssimo nos últimos 20 anos. A malha urbana de Faro era essencialmente constituída por moradias de 1 ou 2 pisos, unifamiliares e as ruas estavam dimensionadas para essa realidade. O tráfego também era diminuto, e por isso não havia grandes necessidades de estacionamento.
E. Xavier no seu comentário no blog "A defesa de Faro" ao post  O mandato da tinta amarela ilustra bem esta situação, no que toca aos recentes traços amarelos que limitam o estacionamento em Faro.

A questão é que não é possível meter o Rossio na rua da betesga. As ruas de Faro foram planeadas em função de casas de r/c ou de um andar. Nos últimos 30 anos aquelas foram substituidas por prédios com muitos andares, mantendo-se as ruas iguais. Perante esta situação estrutural não se pode fazer milagres, pois as leis da física não o permitem. O problema foi a política do mamarracho que imperou nesta cidade impunemente durante anos. Mas nessa altura nimguém contestou o que se estava a passar. Os farenses até a apoiaram, dizendo que era o progresso. Agora queixam-se? Agora é tarde. Somente quando acabar o petróleo e consequentemente a era do automóvel é que este problema será solucionado.

E. Xavier

Relativamente à falta de estacionamento, e a consequente utilização de transportes públicos, a cidade de facto está um pouco mal servida de transportes públicos. As carreiras regulares urbanas tem horários fixos e rígidos e em alguns casos desadequados as necessidades. A questão das paragens também é relevante, a maioria não possui abrigo de chuva, e o horário do Mini-Bus também não é o mais adequado.

Deveria começar mais cedo para permitir a utilização para quem vem trabalhar, por exemplo 7h e terminar mais tarde, julgo que por volta das 22h nos dias de inverno e até às 00h nos dias de verão (apenas em alguns circuitos, por exemplo o do fórum, para quem por exemplo vai ao cinema). Não faz sentido não haver Mini-Bus ao sábado à tarde, e no domingo, poder-se-ia reduzir as frequências para por exemplo 30 em 30 minutos ou até mesmo 45 min.

As carreiras urbanas em alguns casos (como o caso do Patacão) sobrepõem-se ao Mini-Bus, havendo duplicidade de oferta no mesmo horario. Como o Mini-Bus é mais barato, e ver o autocarro grande da linha urbana vazio e o Mini-Bus cheio... mesmo a frente. Deveria haver uma revisão e harmonização das tarifas.

Além disso, o serviço de Mini-Bus e responsabilidade do Município e está concessionado à EVA.
Porque não ressuscitar os T.U.C.F. - Transportes Urbanos da Cidade de Faro, Empresa Municipal, com viaturas próprias, gerando a sua própria receita. Se o negocio fosse bem estudado ia dar lucro, gerar emprego e beneficiar todos os Farenses. Além disso ia ser giríssimo ver novamente os autocarros laranjinhas a circular em Faro... ;)

Fica aqui o comentário do Sérgio sobre a falta de estacionamentos e as soluções alternativas no blog "A Defesa de Faro" que penso que descreve bem a situação actual.

Ler alguns comentários acima é de morrer de rir. Vamos lá ver as sugestões:1) Andar de transportes públicos - O que é isso? os mini-bus? terminam as 20:00h e começam as 7:00h, de segunda a sexta, aos sábados terminam as 14:00, aos domingos não há!!! Há! não esquecendo que passam de 15 em 15 minutos! Nas paragens onde não há abrigos, ou seja quase todas, em dias de chuva 15 minutos, no mínimo em pé à chuva. Que tal? Fantástico.
2º - Andar de bicicleta - informo que o Big Mac, não anda de bicicleta. Isto é para os outros, não é a toa que tem aquela enorme protuberância... Mas retornando, nos passeios atropelamos os peões, nas ruas somos atropelados!
3º - Estacionamento - Esta é para rir a gargalhada. Quem não tem garagem, como eu tenho, coitados! É ver os meus vizinhos a nora... E não resido na 5 de Outubro!
Por tudo isto, a conclusão é simples, quem não conhece a cidade devia ser proibido de concorrer a presidência da mesma. Faro não é S. Estêvão!!! Somos cerca de 60.000 votantes, há uma "ligeira" diferença com o município de origem e residência do Sr. Macário!

Cumprimentos cordiais

Luis Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário