terça-feira, 5 de outubro de 2010

Faro cria horta urbana no centro histórico




A cidade de Faro participa no próximo domingo no "Global work party", evento à escala mundial que luta contra as alterações climáticas, e vai apresentar um projeto novo denominado "Horta urbana de Faro". 

Em entrevista à Agência Lusa, a vereadora do Ambiente, Urbanismo e Ordenamento do Território, Teresa Correia, explicou que no domingo a autarquia vai apresentar publicamente o projeto "Horta urbana de Faro", cujo objetivo é dividir o terreno da Horta da Misericórdia em 12 talhões para depois serem distribuídos de forma gratuita à população que queira fazer agricultura.

As parcelas de terreno, com cerca de 40 metros quadrados de dimensão cada uma, vão ser emprestadas aos candidatos que queiram experimentar fazer agricultura biológica e recolher os alimentos plantados, acrescentou Teresa Correia.

A iniciativa tem uma "vertente ambiental" que promove a agricultura e sensibiliza a população para as alterações climáticas, tem uma "vertente social" para apoiar as famílias mais carenciadas a plantar os alimentos e uma "vertente urbanística", que vai ajudar a lutar contra a desertificação na cidade velha e a criar novas dinâmicas com áreas de lazer, explicou a vereadora.

A nova horta urbana de Faro vai ser criada no terreno a Horta da Misericórdia, junto ao Museu Municipal de Faro e os pequenos terrenos vão ser distribuidos em janeiro de 2011, após avaliação das inscrições e com base num regulamento criado para o efeito.

Para além da apresentação do projeto, a Câmara Municipal de Faro vai também organizar no dia 10, domingo, um "workshop" de agricultura biológica para incentivar a população a plantar e semear.
A iniciativa denominada "Faro que te quero verde" está inserida no evento "Global work party", em que participam 180 países, e arranca às 15:00 no Largo Afonso III, na cidade velha.

Os participantes devem trazer um vaso para plantar, indica a Câmara Municipal de Faro.

In Observatório do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário