sábado, 16 de outubro de 2010

Operário protesta despido na EN125

"Não vou apertar mais porcas na empresa." O desespero de Sergei Fishchenko, 40 anos, era notório ontem à tarde, horas depois de se ter despido e passeado nu com uma chave-inglesa na mão na Estrada Nacional 125, em Sítio do Troto, Almancil.


Protestava em frente à empresa de climatização VDV Protrata, da qual reclama sete meses de salários em atraso, relativos a trabalhos prestados em 2009, durante a construção do Hotel Conrad Algarve Palácio da Quinta.

Eram cerca das 09h30 quando Sergei se destacou do grupo de cinco trabalhadores, dois ucranianos e três portugueses, concentrados à porta da Protrata. Despiu-se completamente e avançou para o meio do trânsito na EN125 de chave-inglesa na mão. 

O objectivo era chamar a atenção para a sua causa. E conseguiu. Uma patrulha da GNR, chamada ao local, conduziu o trabalhador ao posto de Almancil, para ser identificado. Dentro das instalações da Guarda, conta Sergei, um militar perguntou-lhe se estava louco. Ele respondeu que sim e, de seguida, arrancou à dentada uma unha da mão direita que já estava ferida.

A GNR chamou uma psicóloga da Acção Social da Câmara de Loulé, mas esta não chegou a comparecer por estar numa reunião. Sergei foi mandado em liberdade, sem qualquer acusação. Com três filhos (de 11, 12 e anos) e a mulher na Ucrânia, Sergei está desesperado e planeia nova manifestação para segunda-feira.


Quando eu escrevi o post Desemprego subiu mais no Algarve, Madeira e Açores em Setembro, ainda não tinha conhecimento desta noticia, mas ela só vem confirmar aquilo que eu afirmei.
De facto na área da engenharia/construção a situação está complicada. Os clientes contratam os serviços, não os pagam, e depois é a reacção em cadeia, os fornecedores não recebem, os colaboradores não recebem, os impostos não são pagos, é a destruição da économia.

Conheço muitas empresas com salários em atraso, descontos para a segurança social em atraso, mas nenhuma que tivesse 6 meses em atraso... isto de facto é ridículo, vergonhoso, por isso se  compreende perfeitamente a reacção deste cidadão russo.

Porém ele também deveria saber que ao fim de 60 dias sem receber salário, poderia rescindir com justa causa. Assim, poderia ter ido a procura de outro trabalho e não teria tanto prejuízo. No entanto, a verdade é que para onde quer que ele se voltasse a situação também não é melhor. Estamos todos no mesmo barco. 

E o pior, é que nos próximos anos, a tendência é piorar.

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário