quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Praia de Faro: Esplanada do Suigeneris em risco de fechar



Por enquanto há troca de correspondência entre a empresa e a autarquia, que reclama por falta de pagamento de licença. Encerramento pode acontecer na sexta feira.

Funcionários da Câmara Municipal de Faro, acompanhados pela Polícia Marítima e GNR, tentaram remover hoje de manhã uma esplanada ilegal na Praia de Faro, mas a operação foi adiada para a próxima sexta-feira.
Em declarações à Lusa, fonte da Câmara de Faro explicou que o "restobar Suigeneris", localizado numa área de domínio privativo camarário, não pediu licença em 2010 para abrir a esplanada e que por estar ilegal, a autarquia decidiu dar ordem para remoção da estrutura.

Segundo a Câmara de Faro, o proprietário do "Suigeneris", Ruben Paulino, foi advertido duas vezes para legalizar a esplanada. A autarquia enviou um ofício a 30 de abril transato ao proprietário, em carta registada, para que fosse renovado o pedido de licenciamento de 2010, pois o de 2009 já estava caducado.

Por não ter havido resposta, a Câmara de Faro tornou a enviar novo ofício em agosto deste ano ao proprietário do restaurante bar para renovar o pedido de licenciamento sob pena de ter que se remover a esplanada.

Como até ao momento, a esplanada não foi licenciada, funcionários da Câmara decidiram esta semana remover a estrutura, e pediram às autoridades policiais para serem acompanhados.

Fonte da Capitania de Faro confirmou que, a pedido da autarquia farense, alguns elementos da Polícia Marítima e da GNR se deslocaram esta manhã, cerca das 10:00, ao bar "Suigeneris" com o intuito de remover a esplanada, mas a remoção foi adiada para sexta-feira, dia 08, por causa de uma "troca de correspondência" entre os juristas envolvidos.

Um dos funcionários do "Suigeneris", Frederico Marichal, confirmou à Lusa que funcionários da Câmara de Faro, Polícia Marítima e GNR estiverem hoje no bar, mas escusou-se a explicar qual o motivo, remetendo explicações para o proprietário.

Segundo a Capitania de Faro, a esplanada do bar, em 2009, ocupou de forma abusiva o espaço de domínio público marítimo. O dono chegou a ser autuado por ter pedido uma licença de apenas alguns dias para colocar uma estrutura na praia para uma festa, mas estrutura acabou por permanecer quase toda a época balnear no areal.

Inaugurado em fevereiro de 2007, entre a Praia de Faro e a Ria Formosa, o Suigeneris concilia um restaurante, um bar e um terraço.

O piso térreo está reservado à cafetaria, o primeiro piso ao restaurante, que se transforma em bar a partir das 24h00 e o terraço para a pista de dança.

In: Observatório do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário