sábado, 9 de outubro de 2010

Receitas de Produtos Tradicionais do Algarve

 Caros amigos,

Já vai sendo a época do figo, no passado, o figo teve um grande papel na economia do Algarve, muita coisa se produzia do figo, desde aguardente, pastas, bolos regionais, o tradicional figo seco, além do figo em si como produto de excelência.

Por isso, deixo-vos aqui esta receita de compota de figo que espero que apreciem.

Cumprimentos cordiais

Luis Passos


Compota de Figos com Pêra e Baunilha

Ingredientes para cerca de 4 frascos (200ml cada):

800g de figos pingo de mel
400g de pêra (peso da fruta já descascada e arranjada)
1 vagem de baunilha
800g de açúcar

Preparação:

Numa panela coloque os figos com a pele e partidos em pequenos pedaços, bem como a pêra. Junte o açúcar e a vagem de baunilha aberta ao meio. Misture bem e leve a lume brando mexendo de vez em quando. Deixe o doce cozinhar até atingir o ponto de estrada (para saber se já está em ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma "estrada" que não se feche de imediato, o doce está pronto.)
Passe o doce com a varinha mágica (tire a vagem de baunilha primeiro) e coloque-o ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco - como uma despensa ou armário.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário